Onde o meu amigo pintou um quadro
Sinopse
História curta e simples: O meu amigo fez um quadro a partir de um fotografia de uma manifestação contra a troika, eu fiz um filme a partir desse quadro. Entre os dois objetos está o percurso que começou numa fotografia casual e que acabou numa garagem mal iluminada. Por ordem de importância, “Onde o meu amigo pintou um quadro” é um pequeno filme sobre um lugar, um amigo, um ato criativo, um quadro e o silêncio de uma manifestação.
Bio-filmografia do realizador
Pedro Florêncio tem uma Licenciatura na ESTC, um Mestrado em Cinema na FCSH/UNL, um Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa. Em 2011 realizou a curta-metragem “Banana Motherf*cker” e em 2014 "Onde o meu meu amigo pintou um quadro", ambas premiadas internacionalmente por diversas vezes. Em 2017, ganhou o Prémio do Júri no DocLisboa 2017 com o filme "À Tarde”. Em 2018, estreou a longa-metragem “Turno do Dia” no Doclisboa, que teve a estreia comercial em 2019. Em 2021 fez a re-montagem de um filme antigo seu e estreou “Screener” no 48th Athens International Film and Video Festival, na competição experimental.
Nota de intenções
A ideia inicial era centrar intensivamente o meu olhar sobre os gestos do meu amigo, mas fui descobrindo através dos meus enquadramentos que o que me atraía era espaço onde ele pintava, isto é, o Lugar. Se durante o ato de filmar me interessou o espaço, na montagem interessou-me aquilo que define um espaço: o tempo… E o tempo do filme reproduz a sensação daquele lugar através do silêncio. Instintivamente ou não, mergulhámos ambos os objetos (quadro e filme) em traços de tinta preta e planos com pouca luz. No silêncio do tempo escolhemos mergulhar, portanto.
Cast
Afonso Matias
(Artista)
Equipa Técnica
Realizador:
Pedro Florêncio
Produtor:
Mário Gajo de Carvalho
Cinematografia:
Pedro Florêncio
Som:
Pedro Florêncio
Editor:
Pedro Florêncio
ficha técnica
5 minutos / Imagem: 16x9 / Som: Stereo / Formato: HD / Documentário