Nocturna
Sinopse
Uma tradução cinematográfica da peça “Poema”, do pensador português Tomás Maia. Um pequeno filme sobre gestos de morte, vida e arte.
Bio-filmografia do realizador
Pedro Florêncio tem uma Licenciatura na ESTC, um Mestrado em Cinema na FCSH/UNL, um Doutoramento em Artes Performativas e da Imagem em Movimento na Universidade de Lisboa. Em 2011 realizou a curta-metragem “Banana Motherf*cker” e em 2014 "Onde o meu meu amigo pintou um quadro", ambas premiadas internacionalmente. Em 2017, ganhou o Prémio do Júri no DocLisboa 2017 com o filme "À Tarde”. Em 2018, estreou a longa-metragem “Turno do Dia” no Doclisboa, que teve estreia comercial em 2019. Em 2021 fez a remontagem de um filme antigo seu e estreou “Screener” no 48th Athens International Film and Video Festival, na competição experimental. Em 2023 estreou "Nocturnal" no DocLisboa na secção Heart Beat.
Nota de intenções
O meu amigo Tomás Maia convidou-me para fazer um filme sobre a sua peça "Poema", apresentada na Escola de Belas Artes de Lisboa, em maio de 2023 — e aceitei fazê-lo, não só pela minha admiração por ele como poeta e filósofo, não só em nome da nossa amizade, mas principalmente porque percebi que a sua proposta era uma forma de eu aproveitar um atalho rápido (uma descida vertiginosa) para aceder à terra pátria do cinema, lá onde as formas abstratas e a matéria concreta compartilham os mesmos gestos.
Eis um excerto da sinopse da peça:
Uma peça que procura mostrar o próprio gesto criador, ou poiético: daí o seu título, poema, que não designa aqui uma composição literária nem tão-pouco escrita, mas toda e qualquer coisa que resulta da poiesis. (...) A poiesis é apresentada num duplo movimento, de fluxo e de refluxo, descendente e ascendente, numa velada revisitação do mito de Orfeu — mas retirando ao mito a figura masculina (e, portanto, qualquer heroísmo) e transformando Eurídice na própria poesia que, diferentemente dos mortos, se eleva acima do mundo subterrâneo."
Nocturna nada mais é do que uma tradução cinematográfica de um pequeno milagre testemunhado por pouquíssimas pessoas — e, devo reconhecer, tal tradução não estava ao alcance de todos os tradutores, pois “a tarefa do tradutor consiste no seguinte: encontrar na língua em que se traduz aquela intenção por onde o eco da língua original pode ser despertado" (Walter Benjamin). Ora, o que tentei despertar na peça original é o próprio cerne do cinema: uma experiência rítmica do desconhecido.
Cast
Alessandra Salvini
Equipa Técnica
Realizador: Pedro Florêncio em torno da obra “Poema” de Tomás Maia
Cinematografia: Pedro Florêncio
Editor: Pedro Florêncio
Correcção de cor: Tiago Augusto
Arquitectura: André Maranha
Composição rítmica: Paulo Sarmento
Produtor: Mário Gajo de Carvalho
ficha técnica
15 minutos / Imagem: 16x9 / Som: Stereo / Formato: HD / Documentário experimental