Histórias de lobos

Sinopse

Este filme é uma coleção de histórias relacionadas com o lobo nas montanhas do norte de Portugal. Num desses cumes rochosos, há uma aldeia chamada Pitões das Júnias. À noite, os pastores costumavam reunir e contar histórias. Mito, mortes, assassinatos... coisas que aconteciam ou não, histórias inspiradas nas lutas entre humanos e lobos, entre nós e os selvagens.

Bio-filmografia do realizador

Agnes Meng formou-se na Escola de Jornalismo e Comunicação na Universidade de Tsinghua. Tem um mestrado em documentário no Doc Nomads Erasmus Joint Master. Agnes tem experiência em cinema, jornalismo e antropologia. O seu primeiro documentário "Histórias de Lobos" (2018) estreou no 25th Hotdocs, foi selecionado para mais de 50 festivais de cinema, entre os quais o 15th Indielisboa, 22nd Full Frame Documentary Film Festival, ganhou um importante prémio para melhor curta-metragem de documentário no 21st Guanajuato International Film Festival no México, tornando-se elegível para os Oscars 2019 na mesma categoria devido a esse prémio, entre outros 12 prémios.

Nota de intenções

Este filme apresenta um sentimento estranho e que transcende o tempo, algo que fica no ar, uma atmosfera criada por coisas que conhecemos através das histórias que as pessoas contam. Porque hoje em dia as pessoas não as contam mais, há uma mistura de sentimento de horror, mas também de perda, uma espécie de melancolia que permanece, envolve e abraça a realidade.


Cast

Joaquina da Anta; Maria Carvalho; Domingos Dias Gonçalves Lucinda Carvalho; Maria Emília Veloso; Maria Afonso




Equipa Técnica

Realizadora: Agnes Meng Assistente de realização: José Fernandes Cinematografia: Agnes Meng Câmara adicional: Mário Gajo de Carvalho Som direto: Agnes Meng; José Fernandes; Mário Gajo de Carvalho Montagem: Agnes Meng Sound design: Mário Gajo de Carvalho; Agnes Meng Produtor: Mário Gajo de Carvalho; Agnes Meng


ficha técnica

22 minutos   /   Imagem: 16x9  /  Som: Stereo   /  Formato: HD   /  Documentário