Sinopse

Em Wuqiao, uma pequena cidade chinesa, os habitantes dedicam-se ao circo. Durante décadas, diferentes gerações apresentam-se como palhaços, mágicos, acrobatas e domadores. Durante as férias do Ano Novo Chinês, o Mundo Acrobático de Wuqiao transforma-se num grande espectáculo para os visitantes. Rodeados por templos de esculturas Budistas e Taoístas, os artistas criam seu próprio espaço de tradição, imaginação, ilusão e realidade circenses. A vida nos bastidores é melancólica. "Wuqiao Circus", um filme sobre fragmentos da vida circense, existência performativa e o amor pelo divertimento.

Bio-filmografia do realizador

Lukas Berger trabalhou em projetos de fotografia e cinema na Etiópia, Paquistão, Uzbequistão, Burquina Faso, Rússia, entre outros países Europeus. A sua primeira curta-metragem “Circus Debere Berhan” teve a estreia mundial no 20th Milano Film Festival e foi exibida em mais de 30 festivais de cinema, ganhando 2 prémios internacionais. Realizou "Circus Movements" (2019) que estreou no 57th Ann Arbor Film Festival nos EUA e foi selecionado para o 68th Melbourne Film Festival, 16th Vienna Shorts e 23rd PÖFF Shorts. Na China, ele filmou o seu novo filme "Wuqiao Circus" (2020) durante o Ano Novo Chinês.

Cast

Artistas do Circo Wuqiao

Equipa técnica

Realizador:

Lukas Berger

Direcção de Fotografia: / Câmara:

Lukas Berger

Som directo:

Lukas Berger

Montagem:

Mário Gajo de Carvalho Lukas Berger

Sound Design:

Mário Gajo de Carvalho

Sebastian Neubauer

Produtor:

Mário Gajo de Carvalho
Co-produtor:

Lukas Berger

Nota de intenções

O circo sempre me fascinou: a convivência, a parte teatral, a diversidade dentro das culturas e as viagens. A minha intenção é continuar o meu trabalho sobre estes temas e retornar a um dos lugares onde o circo sempre fez parte da vida das pessoas. O filme mostra performances e fragmentos nos bastidores da única cidade circense de Wuqiao.

Filme apoiado por: